Comentando SSΩ: episódio 10


Olá, amigos!

Outro episódio impressionante, um dos melhores na minha opinião.
Confiram os comentários!

Aproveito para explicar que minha ausência das postagens se deve ao fato de eu estar preparando ainda o novo Taizen, como infelizmente estou praticamente fazendo tudo sozinho, a inauguração ainda vai demorar um pouco. Como os comentários demandam mais tempo, tenho deixado eles de lado. Mas pretendo acelerar com eles tão logo o novo site entre no ar.

Até a próxima!
Episódio 10 [exibido em 03/06/2012]
Kesshi no dakkan ! Mô hitori no Gold Saint !
Resgate desesperado! Mais um Cavaleiro de Ouro!



★ Staff principal:

Roteiro: Akatsuki Yamatoya
Diretor técnico e Storyboard: Rie Matsumoto
Diretor de Animação: Yoshihiko Umakoshi
Yamatoya, que cuidou do roteiro do segundo e sexto episódio de Omega (além de ter trabalhado numa das versões do roteiro do filme Tenkai), retoma este episódio. E Rie Matsumoto retoma as mesmas funções que assumiu no episódio 3 de Omega. E Umokoshi, character designer de Omega assume a direção de animação do episódio.

★ Elenco:

Kôga de Pégaso: Hikaru Midorikawa
Sôma de Leão Menor: Katsuyuki Konishi
Yuna de Águia: Satsuki Yukino
Ryûhô de Dragão: Tetsuya Kakihara
Haruto de Lobo: Tatsuhisa Suzuki

Alia: Mamiko Noto
Diretor de Palaestra (Ionia): Ryûzaburô Ôtomo
Mycenae de Leão: Yutaka Nakano
Marciano A: Sôta Arai
Marciano B: Ryôsuke Kanemoto

Seiya de Sagitário/Narrador: Toru Furuya

Neste elenco, destaque para a jovem que foi usada por Marte para substituir Atena, que finalmente é creditada com seu nome real.

O novo Leão é interpretado por um dublador maduro, porém não tem personagens de grande destaque em seu currículo.

Outra coisa que me chamou a atenção é que, pela segunda vez, Ryôsuke Kanemoto, o Paradise de Ave do Paraíso, faz ponta como Marciano.


★ Resumo + Pontos Principais.

Após destruir o Santuário e as 12 Casas, Marte ergueu seu templo e no lugar das 12 Casas, ele começa a erguer a Torre de Babel, enquanto a jovem que substitui Atena é sua prisioneira. Em sua mão, ela possui um tipo de cristal. Da mesma que Marte usou o poder dela para destruir o Santuário, é com o poder dele que ele começa a recontruí-lo.

 

A Torre de Babel é um mito bíblico, uma torre construída pelo humanos para atravessar os céus, um verdadeiro desafio à Deus, que puniu os homens fazendo com que eles falassem linguas diferentes e não se entendessem, é o símbolo da ambição dos homens (seguem aqui várias ilustrações que se aproximam muito do design da torre no anime). Agora, Marte quer punir a humanidade novamente por meio dessa nova torre. Ionia toma a jovem em seus braços e a coloca numa espécie de tanque de água que de alguma forma absorve seu cosmo de luz e o faz fluir para ativar o poder da Torre.

 

Perto dali, Kôga e os outros se impressionam com o que aconteceu no Santuário. Kôga quer prosseguir e resgatar a jovem misteriosa a todo custo. Sôma então tem um plano e conta com a ajuda de Yuna para isso.

 

Enquanto Sôma, Haruto e Ryûhô distraem os Marcianos, Kôga e Yuna se infiltram na Torre de Babel. É engraçado como Yuna serviu ali para neutralizar a impulsividade de Kôga, nesse ponto, Sôma se mostrou bem estrategista ao deixar Yuna com a missão de acompanhar Kôga.

 

Do lado de fora da Torre de Babel, quatro luzes parecem se espalhar por pontos diferentes e bem longe dali. Dentro da Torre (que por sinal é decorada com alfrescos que não pude identificar ainda com alguma referência real), depois de derrubar alguns Marcianos, Yuna e Kôga chegam até o local onde está a jovem falsa Atena. E mais uma vez, uma referência a Nike, o que mais uma vez me faz pensar na teoria dela ser a encarnação da deusa da vitória.

 

Nessa ocasião, ao ser resgatada, a jovem revela para Kôga que seu nome é Aria/Alia. Cabe explanar que ambas as leituras são válidas. "Aria" significa canto, canção, hino e etc. Porém, eu opto por usar Alia, pois pode ser uma referência à palavra "Aliá ou Aliyah (translit. do hebraico עליה ou עלייה : ascensão ou elevação espiritual) é o termo que designa a imigração judaica para a Terra de Israel", conforme vi na wikipédia, e também pode significar simplesmente a palavra "outro(a)" em italiano, o seguiria a tendência de Marte, o deus romano, e uma alusão ao fato dela ser tomada como a "outra Atena".

Ainda dentro da Torre, Alia explica que a torre foi construída para realizar a ambição de Marte, ela concentra cosmo, inclusive o dos Cavaleiros. Então, Kôga, Yuna e Alia se deparam com uma visão tão estarrecedora quanto a visão do pilar dos Cavaleiros de Ouro selados no quinto filme (Tenkai): um pilar com as pessoas de Palaestra aprisionados para alimentar a torre com seus cosmos!

 
 
No mesmo recinto, encontra-se um inesperado obstáculo: o atual Cavaleiro de Ouro de Leão! Seu elmo não mudou muito com relação à antiga Armadura de Leão.

Apronuncia de seu nome é Mikene, porém pode ser transcrito como Mykene ou Mycenae, por ser uma referência a palavra Μυκήνη do grego antigo ou à Μυκήνες do grego moderno, ou seja, o sítio arqueológico grego de Micenas, que "foi um dos maiores centros da civilização grega e uma potência militar que dominou a maior parte do sul da Grécia", segundo a wikipedia. Opto por utilizar Mycenae. A propósito, em Micenas há um monumento chamado de "Portal do Leão". Da mesma forma que Ionia, seu nome é uma referência geográfica.


Mycenae fala em voz alta que o sacrifício dos Cavaleiros é em prol do bem do Santuário. Perante um Cavaleiro de Ouro, Yuna não hesita e foge imediatamente usando o vento, levando Kôga e Alia com ela. Porém, 

 

Enquanto Kôga, Haruto, Sôma e Ryûhô ganam tempo enfrentando Mycenae, Yuna foge com Alia a pedido de Kôga. Mycenae tem como atributo o fogo, mas Sôma não é pareo para ele, sendo o primeiro a ser facilmente nocauteado. Haruto tenta atacar o Leão de surpresa, mas é superado pela velocidado do Cavaleiro de Ouro. Mesmo usando sua técnica Sôga Hôrô Jin (algo como "Formação de Presas do Lobo Uivante"), não é efetivo, e ele também é nocauteado. Nesse momento, ficou mais evidente algo que se segue durante toda a luta entre Leão e os jovens de bronze: Mycenae não estava lutando com o intuito de matar os jovens, ele poderia facilmente, mas aparentemente não lutou para valer. Ele destroi o escudo de Dragão e derruba Ryûhô, mas quando Kôga ascende seu cosmo para lutar, o próprio Marte vem para enfrentar Kôga.


 
 


Kôga não é pareo para Marte ainda, e quando tudo parecia perdido, Seiya surge e revela que aconteceu algo com seu corpo, ele é quase um fantasma, e isso certamente tem a ver com o resultado da luta do passado entre eles. Mesmo assim, Seiya usa o que resta de sua força para atacar Marte!

 
 

O choque entre os poderes provoca uma imensa explosão, encerrando-se assim o episódio.


Gostei muito deste episódio. Foi muito emocionante, me lembrou muito o OVA 13 da Saga de Hades Santuário, quando os Cavaleiros enfrentaram Rhadamantys de Wyvern.

Comentários

  1. O que nao consigo entender é o fato do Marte destruiir as 12 casas.. Erguer uma torre... E nenhum Cavaleiro falar nada...
    Sei que pro Santuario ele tem "Atena" ao seu lado... mas nao é no minimo estranho ninguem desconfiar dessa aliança?
    Na saga classica muitos Cavaleiros deixaram ou 'traíram' o Santuario por desconfianças menores...

    ResponderExcluir
  2. Como já comentei antes, isso é meio q normal entre os Cavaleiros, se foi o poder de Atena que remodelou o Santuário, eles não questionam. No Tenkai foi meio parecido, só que Shaina e os outros fizeram de conta q se tornaram leais à Artemis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei não, mas eu acho que deve ter tido os três motivos, alguns seguiram as ordens sem questionar; alguns fingiram que acretidaram e estão tramando algo contra Marte; e outros trairam mesmo, se rendendo ao mais forte e não seguindo os seus ideais.
      Na realidade é o retrato da vida, e a maioria das pessoas está no terceiro grupo, infelizmente.
      Abraços.

      Excluir
    2. Sim, tbm tem disso. Como foi antes tbm em outras ocasiões.

      Excluir
  3. Excelente análise, Allan. Muito esclarecedora, especialmente a respeito do nome da Alia. Eu estava chamando de Aria até agora, imaginando que fosse no significado de canção mesmo. Show de bola!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Allan!

      Como tá, já tem mais ou menos uma previsão para a inauguração no Novo Taizen?

      Esse capítulo realmente foi um dos melhores, pois foi bem emocionante! Ao contrário do último, que foi meio mandraque. hehehe...

      Na passagem que ela (Aria/Alia) estava segurando um cristal eu achei que era só um brinco que ela carregava de bobeira mesmo (foi tão rápida a cena que nem dei atenção), mas como nada é feito ao acaso, pode ser que seja um cristal da armadura de Nike, quem sabe! Mas tb pode ser milhares de outras coisas! hehehe

      Com relação ao pilar de cristal que armazena a energia dos cavaleiros, somente mesmo os pesonagens bronzeados que se assustaram por não saber do que se tratava aquilo, e tb por imaginarem que seus amigos de Palaestra estavam mortos. Mas, a impressão que eu tive foi de alívio, pois o Kurumada não deu uma explicação tão ilógica para manter os demais cavs. vivos, pois como provavelmente acontecerá eles se libertarão desta prisão ainda vivos, como aconteceu com Hioga no esquife de gelo. Além disso, neste anime só os caras maus morrem! Não poderia ser de outro jeito, né? hehehe Pena que assim tira um pouco da dramaticidade, né!

      O ponto alto do desenho foi mesmo a aparição de Micenas( essa escrita é mais fácil! hehehe) e sua luta com os garotos. Realmente ele não quis matá-los, pois se quisesse teria feito. Eu acho que assim como o Ionia ele está fingindo lealdade a Marte, como estratégia pra escolher o melhor momento para luta, talvez a reunião de todos os dourados da atualidade! No caso dele eu acho mais nítido que a do Ionia, pois eu interpretei aquela fala em frente ao pilar como algo rancoroso a atitude que estava seguindo, contra a sua vontade mas por estratégia,e não por simplesmete lamento da morte dos outros. Como é um cara mais maduro ele é menos impulsivo e mais pragmático, por isso gostei deste aspecto diferenciando-se do Clássico, onde os dourados eram jovens ou adoslecentes.

      Ah e por útimo a aparição do Seya mesmo enfraquecido desparando um golpe poderosíssimo contra Marte para salvar o seu filho foi muito legal e emocionante! ( ah eu tenho quase certeza que ele é filho dele e da Saori! Seria muito legal! Se o Shiriu e a Shunrei podem, por que o outro casal não pode, hehehe, isso é preconceito por que na mitologia a Atena é meio que um símbolo da pureza, não é!?! A Athena não é mais ou menos isso Allan? Vê se vc pode confirmar essa afirmação, por favor!)

      Abraços.

      Excluir
    2. Ah, outra coisa, este formato do texto ficou ótimo! Vc mudou em relação ao último, não foi? Eu tive essa impressão.
      Um abraço.

      Excluir
    3. Realmente Allan, concordo com o Lucas, esse seu trabalho de tradução é muito show! Parábens!

      Como vc falou que existem três possíveis traduções para Aria, eu acho que deve ser a que significa "a outra" em italiano, pois o Kurumada em relação aos nomes muitas vezes quer fazer referência a algo real, mas tb quer fazer algo relacionado estória, que no caso seria "a outra Atena", né. É bem possível, que vc acha Allan? E vcs tb, Lucas e Freon Heart?
      Abraços.

      Excluir
    4. Sem previsão ainda, pq, como mencionei, estou fazendo a transição quase que sozinho, contando com alguma ajuda eventual de amigos mais próximos. Mas isso tem influenciado no ritmo das minhas postagens aqui. Queria evitar postar novidades aqui, pra deixar tudo pro novo site. Mas quero muito lançar ele em agosto.




      Sobre o pilar de Babel. A própria Alia explica que eles estão ali presos, é como se eles servissem de baterias para Babel, me lembrou um pouco Matrix e um pouco o filme Tenkai onde os Cavaleiros de Ouro são selados em um pilar tbm. E de fato, depois uma revista japonesa publicou uma ilustração do mesmo pilar de uma forma diferente, ficou igual ao do Tenkai!



      Sobre as mortes em Omega. No começo da série, só os "vilões" vieram a morrer por um bom tempo no mangá e no anime clássico. Não é algo exclusivo de Omega. Só o LC que rompe com essa premissa desde o começo.

      E só destacando que em nenhum momento é dito que Kôga é filho de Seiya. Realmente, o mito de Atena a pinta como uma deusa casta. Porém, Saori também é uma mulher humana, então tudo é possível, hehehe.

      Sim, mudei um pouco o texto pro estilo antigo, mas ainda não estou certo se deixarei um formato fixo. Vou escrever conforme estiver mais inspirado.

      Para todos os efeitos, vou usar Alia mesmo, pq acho q faz mais sentido, mas nada impede que Aria seja o oficial, apesar de os japoneses geralmente fazerem confusão com a romanização e até hoje há nomes clássicos q permanecem no mistério.

      Excluir
    5. Você acha que vai dar pra lançar o novo site esse mês, beleza. Cara, se vc tiver precisando de ajuda, eu posso te mandar o meu e-mail e ajudar em qualquer coisa que precisar. Eu não entendo quase nada de informática, mas se tiver alguma coisa simples talvez dê pra eu fazer, ou então, se precisar de alguma pesquisa. Tu é um cara que se dedica a esse trabalho e todo mundo que conhece o site consegue reconhecer isso, então avisa se precisar de ajuda. Um abraço.

      Excluir
    6. Eu quero lançar esse mês e estou fazendo o possível para isso.
      Agradeço pela oferta, Vitor.
      Abs.

      Excluir
    7. De nada. Eu tentei mandar um email pra vc, não sei se consegui, então meu email é militaoabdalla@yahoo.com.br. Mas fica a vontade, qualquer coisa é só pedir.
      Um abraço.

      Excluir
  4. Esse episodio foi excelente, o melhor junto com o primeiro.

    Porém esse não questionamento de ninguém realmente destoa.
    Ainda mais pelo episódios seguintes ...

    abs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas